MSC Grandiosa não volta ao Brasil na temporada 2021/2022

A MSC Crociere já começou a planejar sua temporada 2021/2022 ao redor de todo o mundo. Com uma frota de 19 navios, a companhia italiana determinou, até o momento, o destino de 9 de suas embarcações. 

Os roteiros para a época no Caribe, Mediterrâneo e Emirados Árabes já estão, inclusive, a venda em seus sites internacionais. Juntos, estes destinos concentraram a maior parte dos navios de último geração da frota, incluindo os novos MSC Virtuosa e MSC Seashore. 

Caribe e Antilhas

MSC Seashore entra em operação no fim de 2021

Mais novo da frota, o MSC Seashore navegará no Caribe, com cruzeiros a partir do Porto de Miami. O navio tem previsão de inauguração para o final de 2021 e será o terceiro da classe Seaside. Ligeiramente maior que seus gêmeos, terá novas atrações, incluindo um show-lounge de 2 andares e um terceiro restaurante principal. 

Além do Seashore, outro navio da MSC estreará no Caribe na temporada. Após fazer sua primeira temporada nos Emirados Árabes em 2020/2021, o MSC Seaview será dedicado a roteiros pelas Antilhas e Caribe Sul em 2021/2022. A embarcação da classe Seaside substituirá o MSC Splendida, com cruzeiros partir de Martinique e Guadeloupe. 

Outros dois navios já estão confirmados no Caribe: o MSC Meraviglia e o MSC Divina. Os dois seguirão embarcando em Miami, para roteiros de duração variada.

A novidade fica por conta da programação do Divina, que inclui mini-cruzeiros de 3, 4 e 5 noites para as Bahamas. Antes, entre setembro e outubro de 2021, oferecerá cruzeiros partindo de Nova Iorque, visitando Bermudas e Bahamas. Antes de chegar a Miami em novembro, a embarcação ainda faz cruzeiros para o Canadá e a Nova Inglaterra. 

A MSC ainda deve ter um quinto navio no Caribe em 2021/2022. O MSC Armonia tem roteiros partindo de Tampa confirmados até o final de outubro de 2021 e deve seguir na região. 

Emirados Árabes

MSC Opera voltará aos Emirados Árabes, substituindo MSC Lirica

Em sua segunda temporada de inverno, o MSC Virtuosa estreará nos Emirados Árabes, substituindo o MSC Seaview. O navio da classe Meraviglia será inaugurado este ano e terá a companhia no destino do MSC Opera – que substitui seu gêmeo MSC Lirica. 

Os dois navios oferecerão cruzeiros pela região partindo de Dubai e Abu Dhadi.

Uma terceira embarcação da frota da MSC deve navegar na Ásia durante a estação, o MSC Bellissima. O navio da classe Meraviglia navegará no Extremo Oriente durante todo o ano de 2021, oferecendo cruzeiros para os mercados locais. Seu último roteiro previsto tem ida e volta a Yokohama, o porto de Tóquio, no Japão, e parte em 23 de outubro. 

Mediterrâneo e Volta ao Mundo 

Inaugurado no ano passado, o MSC Grandiosa irá navegar no Mediterrâneo

Com estréia no Brasil marcada para a próxima temporada, o MSC Grandiosa irá navegar na Europa em 2021/2022. A terceira embarcação da classe Meraviglia passará todo o inverno no Mediterrâneo Ocidental, oferecendo cruzeiros a partir dos principais portos da região. 

O navio terá a companhia do MSC Fantasia, a primeira unidade da classe de mesmo nome. Assim como o Grandiosa, o navio estará na América do Sul na próxima temporada mas não retorna em 2021/2022. Em vez disso, oferecerá um roteiro alternativo pelo Mediterrâneo, partindo de cidades como Gênova, La Spezia e Nápoles. 

Além destes, o MSC Poesia também permanecerá na Europa durante boa parte do inverno local. Terceiro navio da classe Musica, o Poesia oferece cruzeiros curtos pela Itália, Espanha e França até os primeiros dias de janeiro.

Posteriormente parte pela segunda vez em cruzeiro de volta ao mundo. Em 2022, a viagem terá 124 noites e visitará a América do Sul, o Pacífico Sul e a Ásia. 

América do Sul e navios sem destino confirmado

MSC Seaside é a possível novidade para o Brasil em 2021/2022

Outras regiões visitadas pela MSC ainda não tem confirmação de navios ou itinerários específicos. Excluindo as que já tiveram seus destinos definidos, 10 embarcações da frota ainda estão disponíveis para destinos como Ásia, América do Sul e África do Sul. 

Na temporada 2020/2021, estas duas últimas regiões irão concentrar um total de sete navios da MSC Crociere. Só na América do Sul, serão cinco, incluindo dois da classe Fantasia, um da classe Lirica, um da classe Musica e um da classe Meraviglia. 

No cenário atual, se a companhia italiana quiser manter um navio de última geração por aqui, terá apenas uma opção provável: o MSC Seaside. Nos últimos anos dedicado ao mercado norte-americano, o navio original da classe Seaside irá estrear no Mediterrâneo no verão europeu de 2021 e está disponível para navegar na região. 

Idêntico ao MSC Seaview, o Seaside foi inaugurado em 2017 após ser construído na Itália. Com capacidade para 4,140 passageiros em ocupação dupla, tem 154 mil toneladas, é consideravelmente menor que o Grandiosa.

Também em ocupação dupla, o navio da classe Meraviglia transporta 4,880 passageiros. Além disso, tem cerca de 180 mil toneladas. 

O MSC Bellissima também não tem roteiros definidos para a temporada, mas estará no Japão até, ao menos, novembro. Com a distância entre a Ásia e a América do Sul, uma temporada com início em dezembro é bastante improvável. 

Além destes dois, estão disponíveis o MSC Preziosa, o MSC Splendida, o MSC Magnifica, o MSC Orchestra, o MSC Musica, o MSC Lirica, o MSC Sinfonia e o MSC Armonia. 

Confira comparativo entre o que já foi definido para 2021/2022 e temporada 2020/2021 completa: 

2021/2022

América do Sul: ?
Europa: MSC Grandiosa e MSC Fantasia;
Caribe: MSC Seashore, MSC Meraviglia, MSC Divina, MSC Armonia e MSC Seaview;
China: MSC Bellissima;
Dubai: MSC Virtuosa e MSC Opera;
África do Sul: ?
Volta ao Mundo: MSC Poesia;
Sem destino definido: MSC Armonia, MSC Bellissima, MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa, MSC Seaside, MSC Sinfonia, MSC Splendida.

Navios em vermelho ainda não tiveram seus roteiros confirmados, mas estarão nos destinos citados pouco tempo antes e devem seguir nos mesmos em 2021/2022.

2020/2021

América do Sul: MSC Grandiosa, MSC Preziosa, MSC Fantasia, MSC Sinfonia e MSC Orchestra;
Europa: MSC Virtuosa e MSC Magnifica;
Caribe: MSC Seaside, MSC Meraviglia, MSC Divina, MSC Splendida e MSC Armonia;
China: MSC Bellissima;
Dubai: MSC Seaview e MSC Lirica;
África do Sul: MSC Musica e MSC Opera;
Volta ao Mundo: MSC Poesia;  

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC

2 Respostas

  1. Maria Estela Castelli Boff disse:

    Alguma previsão pra temporada MSC 2021 2022?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite agora
Faça sua cotação, clique aqui!
Olá, meu nome é Alexandre, vamos fazer a cotação da sua próxima viagem de cruzeiro? Quero ajudar você a obter as melhores ofertas disponíveis!